domingo, 4 de abril de 2010

Entrevista com um adolescente surdo

(realizada no dia 31/05/09 na casa da discente Jeniffer X. Saraiva)
Entrevistados

Mãe: Maria Teresa
Idade: 42 anos
Filho: Diego
A mãe foi interprete

Perguntas e Respostas

1. Como foi sua gravidez?
Durante a gravidez, correu tudo bem, fiz acompanhamento médico, pré – natal, alimentação normal, passei por algumas preocupações, mas não interferiu na minha saúde e na do bebê.

2. E o parto?
O parto foi cesariano sem complicações, ele chorou bastante

3. Como vocês (mãe e pai) descobriram a surdez de Diego?
No primeiro mês de eu fiquei desconfiada que houvesse algo errado com o meu filho, pois ele chorava muito e nada que fizéssemos cessava o choro dele. Sempre tentávamos chamar a atenção dele por meios de brinquedos com barulho, musicas de ninar,mas não obtínhamos resultado positivo, então resolvi procurar um médico,após alguns exames veio o diagnóstico foi (um choque ), o Diego era surdo.

4. Qual foi sua reação?
Eu achei que era impossível e isso não podia está acontecendo comigo, o meu bebê era lindo e visivelmente perfeito. Não aceitei! E dei meu filho para minha mãe criar, tentei não me aproximar muito, mas depois de algum tempo resolvi que o filho era meu e o amava do jeito que Deus havia me dado.

5. Tem outros casos de surdez em sua família ou do seu marido?
Tem sim na do meu marido, ele tem um tio por parte de pai era surdo, e o segundo caso e o Diego.

6. Como você começou a se comunicar com o Diego?
Procurei ajuda na igreja que congrego, lá têm surdos, temos interpretes e eles e me ensinaram alguns sinais que me ajudaram na comunicação com o Diego, eu e meu marido aprendemos aos poucos a lidar com a situação.

7. Com quantos anos ele entrou na escola?
Com sete anos de idade, ele entrou na 1º série do ensino fundamental, em uma escola especializada para surdos em sua sala tinha vinte crianças contando com o Diego todos surdos.

8. Como foi a infância dele?
Creio que normal, ele brincou, mas sempre em nossa casa ou na casa de um amiguinho surdo, nunca com amigos ouvintes, pois não confiamos. Sempre controlamos as amizades dele e só sai comigo ou com o pai dele.

9. Qual o grau de surdez do Diego?
O Diego tem a audição totalmente comprometida, ou seja, ele não escuta nada, e totalmente surdo.

10. Como e a comunicação em família?
Conversamos em libras com o Diego eu e o pai dele, nos comunicamos sempre para que o Diego saiba o que estamos falando,interagimos com ele através da libra nas refeições, do lazer ou se em todos os momentos.

Perguntas direcionadas ao Diego

11. Quais seus passatempos favoritos?
Jogar vídeo game, navegar na net ir a reuniões para jovens de minha igreja.

12. Se você pudesse mudar o mundo, o que você mudaria?
A desigualdade! Queria que fossemos iguais perante as leis dos homens, pois igualdade mesmo só na lei de Deus.

13. Qual a dificuldade em aprender a língua de sinais?
Eu não achei difícil, e aprendemos de acordo com nossas necessidades.

14. A sexualidade como você encara, prefere se relacionar com surdos ou não faz diferença?
Eu encaro de forma normal, e prefiro namorar com garotas surdas. E bem melhor, já me relacionei com moça ouvinte mais não deu certo.

15. Você sofre algum tipo de descriminação qual?
Não diretamente, mas já vi pessoas rindo de mim e de meus amigos enquanto conversávamos em libras em um shopping. E confesso que e chato.

16. Na comunidade surda como vocês lidam com a questão das drogas?
Somos evangélicos temos a Deus não precisamos de drogas para ficamos felizes ou esquecer nossos problemas.

17. Qual a importância da sua família em sua vida?
A minha família é meu alicerce, e um presente de Deus para mim.

18. Qual a maior dificuldade que você encontra no mundo dos ouvintes?
A inclusão social.

19. Qual sua escolaridade pretende fazer um curso superior, como foi seu aprendizado e desenvolvimento desde o inicio?
Estou cursando o 3º ano do ensino médio, não sei ainda se vou cursar o ensino superior, mas se for farei artes plásticas adoro desenhar, desenho super bem. Sempre estudei em escola especializada para surdos, meus pais nunca me colocaram em escola regular.

20. Você tem irmãos?
Não, sou filho único.

21. Gostaria de ter irmãos?
Não, gosto de ser filho único, acho que se meus pais tivessem mais filhos eu não tinha estudado em escola de surdos, e sim em escolas de ouvintes sofreria humilhações, sei tudo seria mais difícil para mim, gosto e prefiro pessoas iguais a mim.

22. Com quantos anos você teve sua primeira namorada?
Com 17 anos, ela era ouvinte, no começo foi legal, depois ficou chato, ela não gostava da minha galera, ai brigamos e terminamos, acho que ela não se sentia bem no meio dos surdos e eu no meio dos ouvintes.

23. Você tem liberdade para sair, ou só acompanhado?
Não só saio com meus pais ou com amigos, isso me incomoda fazer o que? É o único jeito, sei que e para o meu bem, se é perigoso para os ouvintes imagine para nós surdos sairmos sozinhos.

24. O que você mais gosta de comer, qual seu prato predileto?
Amo comer chocolate e meu prato predileto e arroz, feijão, bife e batata frita.

25. Qual o lugar que você mais gosta de freqüentar?
A igreja onde congrego e adoro ir ao museu.

26. Você sabe ler e escrever?
Sim.

27. Qual seu sinal?
E o gesto de um boné!
(Faz um gesto de boné com a mão na frente da testa)

28. Você curte alguma banda, estilo de música ou clip?
Gosto de Black, e adoro assistir clips da MIX TV.

29. Qual seu estilo de roupa?
Não sei, gosto de me vestir assim, sempre uso esse tipo de roupa! Pareço Rapper né?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário