domingo, 4 de abril de 2010

Resumo sobre o desenvolvimento humano na visão do psicólogo Jean Piaget

O estudo do desenvolvimento humano, dentro da psicologia, concentra-se no esforço de compreender o homem em todos os seus aspectos, desde o nascimento até a fase adulta e velhice, dentro deste esforço várias teorias tem surgido, uma delas é a de Jean Piaget, que tem se destacado das demais com a sua visão interacionista (a relação de interdependência entre o sujeito e o objeto de conhecimento). O processo evolutivo humano tem uma origem biológica que é ativado pelo ato de interagir do indivíduo com o ambiente que o rodeia, significa entender com isso que as formas primitivas da mente, biologicamente definidas passam por um reogarnização em função da relação que há entre o sujeito e o objeto a conhecer, a inteligência não é inata, ela é construída no processo de interação do ser com o meio ambiente (físico e social) ao qual esta inserido; Nesse processo podem haver desajustes que rompem com o estado de equilíbrio do indivíduo sendo necessário uma adaptação, essa adaptação segundo Piaget ocorre de duas formas:

• Assimilação: é a tentativa do indivíduo em solucionar uma determinada situação a partir da inteligência que ele possui naquele momento específico da sua vida, um processo contínuo onde o indivíduo esta em constante atividade da interpretação da realidade que o rodeia, tendo que se adaptar a ela. No processo de assimilação ao entrar em contato com o objeto de conhecimento, busca-se retirar deste informações que interessam ao indivíduo, deixando outras menos importantes.

• Acomodação: é a capacidade de modificar a forma de pensar antiga para dar conta do domínio de um novo objeto de conhecimento, é o momento aonde o objeto age sobre o sujeito.

Assimilação e acomodação, fazem parte do processo de equilibração que pode ser definido como uma forma de organização que visa levar o indivíduo à construção de uma maneira de adaptação à realidade, estão presentes durante toda a vida, permitindo esta adaptação.
Piaget considera quatro períodos no desenvolvimento humano, que define como aquilo que o indivíduo consegue fazer de melhor, dentro de sua faixa etária.

• 1º período Sensório-motor: 0 a 2 anos
• 2º período Pré-operatório: 2 a 7 anos
• 3º período Operatório concreto: 7 a 12 anos
• 4º período Operatório formal: 12 anos em diante

São caracterizadas por formas diversas de organização mental, possibilitam diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade a sua volta, todos vivenciam as 4 fases nesta seqüência, o início e o fim de cada uma podem sofrer variações decorrentes das características biológicas de cada um, dos estímulos ou a ausência deles proporcionados pelo meio que estiver integrado.

Período Sensório-motor (0 a 2 anos): a criança nasce num mundo caótico, habitado por objetos que aparecem e desaparecem de seu campo de percepção, as funções mentais limitam-se aos exercícios herdados (sucção), o universo que rodeia a criança vai sendo conquistado a partir dos sentidos e dos movimentos (movimento dos olhos), ela vai se aperfeiçoando, adquirindo habilidades, se concebendo dentro do universo com objetos, tempo e espaço, situa a si mesma como um objeto.

Período Pré-operatório (2 a 7 anos): o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da linguagem, compreende-se segundo Piaget, que a inteligência é anterior a fala, a linguagem é considerada como uma condição necessária mas não suficiente ao desenvolvimento, o surgimento da linguagem traz modificações importantes nos aspectos afetivos e sociais da criança, ela possibilita a interação com as outras pessoas. Essa fase é marcada pelo egocentrismo, a criança não concebe uma realidade da qual não faça parte, devido à carência de conjunto de conceitos e da lógica.

Período Operatório concreto (7 a 12 anos): capacidade da criança de criar relações e coordenar pontos de vista diferentes, integrá-los de forma lógica e coerente, interiorização de ações, começa a realizar operações mentalmente, raciocinar de forma coerente,objetos ou situações são passíveis de serem manipuladas ou imaginadas de forma concreta
,não mais apenas através de atos físicos típicos da inteligência sensório-motor.

Período Operatório formal (12 anos em diante): a criança amplia suas capacidades, consegue raciocinar sobre hipóteses, capaz de formas esquemas de conceitos abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica, discute valores morais e constrói os próprios adquirindo autonomia, adquire a forma final de equilíbrio e o padrão intelectual que persistirá por toda a vida adulta.

Dentro da psicologia piagetiana também existe um desenvolvimento da moral que ocorre por etapas, nos estágios do desenvolvimento humano, a moral é um sistema de regras, sua essência esta no respeito que o indivíduo adquire por estas regras. O desenvolvimento da moral dividi-se em 3 fases:

• Anomia (crianças até 5 anos): a moral não se coloca, as regras são seguidas mas a criança não esta mobilizida pelas relações bem x mal e sim pelo senso de dever e hábito.
• Heteronomia (crianças até 10 anos): moral = a autoridade, como algo imposto pelos costumes, portanto imutável.
• Autonomia: último estágio há a legitimação das regras a criança pensa a moral.

As relações entre os indivíduos que são regidas por regras envolvem, por sua vez, relações de coação - correspondentes à noção de dever – e cooperação.
As idéias de Piaget são um salto de qualidade no entendimento do desenvolvimento humano, na medida em que deixa evidente a tentativa da integração entre o sujeito e o mundo que o cerca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário