segunda-feira, 21 de março de 2011

Plano de aula Ciências

OBJETIVOS

- Compreender a teoria da evolução das espécies criada por Charles Darwin.


CONTEÚDOS

- Evolução dos seres vivos.


ESTRATÉGIA/RECURSOS DIDÁTICOS

- Explicarei sobre quem foi Charles Darwin e a sua Teoria Evolucionista; resaltando que a evolução não acontece sobre o indivíduo, mas sobre a espécie e que a vantagem evolutiva só será passada adiante se os indivíduos dessa espécie se reproduzirem. Irei propor um debate em sala sobre frases atribuídas a Darwin que ele nunca disse: “A lei do mais forte” e “O homem descende do macaco” já que este afirmou foi que a lei da sobrevivência de uma espécie é deixar descendentes e que homens e macacos tiveram um ancestral comum; e a reflexão a respeito da evolução: é a natureza que provoca a mudança do bico da ave ou a natureza seleciona a variação do bico, que acontece ao acaso?. Tesoura, fita adesiva, páginas de jornal, umas com texto e poucas fotos, outras com muitas imagens e pouco texto dê preferência às páginas em branco e preto. Com a ajuda de alguns alunos recortarei pequenos pedaços em forma de borboleta e farei com que algumas tenham nas asas apenas letras, outras somente imagens, e algumas mistas; irei cola-las em uma página aberta de jornal rica em textos. Procurando esconder algumas borboletas sob as figuras e outras sob as letras ficando camufladas, colocarei a folha de jornal com borboletas no quadro negro, dividirei a turma em grupos e pedirei que eles localizem o maior número de borboletas possível à distância, num intervalo de 20 segundos.



AVALIAÇÃO

- Avaliarei os alunos com perguntas referentes à atividade: algum tipo de borboleta levou mais vantagem sobre o outro? Se sim, que tipo de vantagem? Por quê? Se fossem borboletas de verdade, quais teriam mais chances de se reproduzir e de deixar descendentes? Por quê?
pedirei a opinião deles sobre como Darwin explicaria o ocorrido com as borboletas do jornal .


BIBLIOGRAFIA

- Revista Nova Escola nº 221 Abril/2009

Um comentário:

  1. The titanium white dominus - Tatiana Style
    The titanium titanium bars white dominus is a trademark of the titanium athletics in the red and black titanium wood stove of the dominus diamond. This product titanium key ring was made from scratch titanium shaver and the two pieces of titanium in

    ResponderExcluir