segunda-feira, 21 de março de 2011

Jogos, Brincadeira e Brincadeiras

JOGO: Definição
Jogos políticos, de adultos, de crianças, de animais, etc.
Alguns são chamados jogos e outros brincadeiras.
Jogo: resultado de um sistema lingüístico, dentro da sociedade, uso diário e social da linguagem. A sociedade da à imagem que quer ao jogo.
Sistema de regras: estrutura e seqüência que especifica uma modalidade.

Jogos infantis:
Não-literalidade: realidade interna predomina sobre a externa.
Efeito positivo: prazer e alegria
Flexibilidade: combinações de idéias e comportamentos
Prioridade do processo de brincar: atenção concentrada na atividade e não em resultados.
Livre escolha: o jogo só e jogo se for escolhido pela criança.
Controle interno: as próprias crianças determinam o desenvolvimento do jogo
Jogo educativo: ensina qualquer coisa que complete o individuo em seu saber, conhecimento e apreensão do mundo

Os jogos e sua importância na escola

Jogos de exercícios
Repetição. Voltado à formação de hábitos, principal forma de aprendizagem no primeiro ano de vida. São à base das operações mentais futuras.

Jogos simbólicos
Vem depois dos jogos de exercícios. Importância fundamental para a produção de conhecimento na escola. Base dos “porquês”.

Jogo de regras
Igual aos jogos anteriores. Tem caráter coletivo e regra própria.

Competitividade:
Competir por si só não é bom ou ruim. Significa poder ao mesmo temo ganhar ou perder. O que modifica a competição e o modo que se reage a ela.

Competência:
Ser competente não significa ser individualista. As regras existem para todos, o importante é saber o valor operativo.

BRINQUEDO: relação intima com a criança. Ausência de regras. Estimula a representação, a expressão de imagens e da realidade.
Objetivo: dar a criança um substituto dos objetos reais para manipulação.
Reproduz o mundo cientifico e técnico. Propõe um mundo imaginário.

BRINCADEIRA: é a ação que a criança desempenha ao concretizar as regras do jogo, mergulhando no lúdico.



Reflexão sobre o tema: Jogos, brinquedos e brincadeira

Concordamos com a afirmação da importância do brincar na infância. Pelos muitos benefícios que este traz para a criança no seu desenvolvimento social, intelectual e motor. Com relação aos brinquedos infelizmente são muitos aqueles que demonstram apenas o interesse comercial de seus fabricantes, e não trazem nada de bom as crianças, como armas de brinquedos, bonecos assassinos e outros que disseminam a violência, bonecas que ensinam fundamentalmente o valor do consumismo, da futilidade, retratando um estilo de vida que privilegia o supérfluo, através de seus muitos acessórios (sapatos, bolsa, carros, casa dos sonhos, etc.) transmitindo às crianças o ensinamento de que só se atinge a felicidade através da aquisição de bens materiais simbolicamente valorizados. Nos jogos competitivos mostramos nossa preocupação com a frase “que vença o melhor”; acreditamos que muitas vezes a criança tão somente interessada em vencer, porque afinal de contas vivemos numa sociedade capitalista que visa a competição em vários âmbitos como econômicos e sociais, não perceba a importância do apenas competir, do se divertir e vindo esta a uma derrota não saiba trabalhar muitas vezes com este sentimento desenvolvendo um complexo de inferioridade, porque se o que vence é o melhor e os que perdem o que são? Os piores? E preciso trabalhar esta temática com muito cuidado em sala de aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário