segunda-feira, 21 de março de 2011

Plano de aula Matemática

Trabalhar espaço e forma com fotografia possibilita trabalhar saberes e situações matemáticas muito presente no cotidiano. Cada individuo vê o mundo de uma maneira muito particular, pois cada um tem uma visão construída desde os primeiros anos de vida em função do ambiente e estímulos a sua volta. Quanto maior a oferta de aprendizagem mais sólida será esta visão Esta aula possibilita trabalhar noções quanto ao conceito de espaço físico e de localização.


Trabalhando com fotografia

• Objetivo
Descrever, interpretar e analisar a localização de pessoas, prédios, e objetos.
Utilizar pontos de importantes da rua XV de Novembro (antes e depois).
Conhecer itinerários dos ônibus.

• Conteúdo
Identificação de pontos de referencias sobre a mudança e trajetória da rua. Elaboração de ruas aos redores da XV de novembro com mapas.

• Anos
3º ano

• Tempo Estimado
Sete aulas

• Material
Fotos antigas e recentes da rua XV de Novembro mapa dos arredores da rua, folhas de sulfite, lápis, borracha caixa de papelão de diversos tamanhos

1ªEtapa Analisar e comparar diferenças nas fotos como localização de prédio lojas.


2ªEtapa Leve os alunos para um passeio por algum local da vizinhança escolhido coletivamente. Peça que eles observem edifícios comerciais e equipamentos urbanos, como banca, lojas, Eles devem anotar a localização de cada um para servir de referência na produção de uma maquete da rua.

3ªEtapa Divida a turma em grupos de quatro. Entregue a representação dos quarteirões visitados e peça que os estudantes assinalem os lugares observados no trajeto. Proponha uma discussão para comparar as produções.

4ªEtapa Crie situações onde os alunos respondam tipos de perguntas no inicio da rua tem banca?
Qual é a segunda loja?Quais são os prédios comerciais?Quais ônibus podem utilizar?

5ªEtapa
Montagem da maquete com as caixas de papelão.


• Avaliação
Proponha a exploração de mapas e da maquete. Dê algumas pistas para que localizem um lugar no mapa e pergunte se elas são suficientes. Divida a turma em equipes. Elas devem imaginar um caminho e fornecer informações para outro grupo traçá-lo no mapa e localizar na maquete. Verifique se são usados pontos de referência e dicas de direção. Facilite a tarefa para os estudantes que apresentarem dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário